domingo, 25 de setembro de 2016

Mirante do Inferno - misticismo e natureza


É simplesmente um dos picos mais impressionantes da Serra dos Órgãos. Embora o Parque conte com inúmeras trilhas e vistas incríveis, é do Mirante do Inferno que avistamos com perfeição a imponente "Agulha do Diabo" e os profundos vales que a rodeiam.

O Mirante tem de um lado o São Pedro, de outro o São João e bem a frente a Agulha do Diabo, a sua forma e localização guardam um cenário místico e energizante. A vista é impactante e mostra uma das várias faces da Serra dos Órgãos. De lá também avistamos a "Verruga do Frade", outra curiosa formação rochosa do Parnaso, e a Pedra da Cruz. 

A trilha

A trilha inicia na Sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Teresópolis. São 12 km até o Mirante do Inferno. Maior parte do caminho é o mesmo que leva para a Pedra do Sino, passando pela cachoeira do Véu da Noiva e cachoeira do Papel. 

Mas o trecho final tem acesso no conhecido Cota 2000 e a trilha segue mais estreita e com vegetação mais densa e úmida. Passamos pelo vale das orquídeas e pelo camping Paquequer. Por fim uma forte subida e estamos frente a frente com a "Agulha do Diabo".

Nível: caminhada semi-pesada
Desnível máximo: 900 metros
Distância: 24 km
Duração média: cerca de 6 a 8 horas de trilha (ida e volta)
Altitude máxima: 2.000 metros 

Foto: Leonoardo Andrade
Curiosidades

O Mirante tem uma vista privilegiada, com um pouco de sorte é possível avistar escaladores do topo da Agulha do Diabo. É um privilégio porque a Agulha, também conhecida como "Penhasco Fantasma, é parte da cadeia de Montanhas que forma a Serra dos Órgãos mas não é vista durante todo o percurso tradicional da Travessia Petrópolis x Teresópolis.

A Agulha do Diabo com seus 2.050 metros de altitude fica no território de Guapimirim e está entre as 15 escaladas mais espetaculares do Mundo. A conquista ocorreu no ano de 1941 pelo CEB (Clube Excurcionista Carioca) e essa é uma das poucas montanhas que preservam sua linha original.

Notícia

A exuberância do cenário do Mirante do Inferno com suas Montanhas e vales de mata nativa já atraíram para o local mais um esporte radical: o Highline - um esporte que envolve equilíbrio físico e mental, habilidade e concentração - que tem suas origens na própria escalada.

Foto: Leonardo Andrade
No ano de 2016 foram abertas duas vias de highline no Mirante do Inferno. A conquista da linha foi feita pelo atleta Gideão Melo e a primeira repetição da via "Passagem Infernal" foi realizada pelo atleta Ighor Pereira (foto), ambos naturais das cidades de Teresópolis e Petrópolis, berço do Montanhismo brasileiro. 

Foto: Leonardo Andrade

























Quer conhecer o Mirante do Inferno? Então vem com a gente! Entre em contato para agendar sua data e saber os detalhes da programação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário