terça-feira, 12 de maio de 2015

Pedra de Itaipava

  Nascer do Sol visto do Cume da Pedra de Itaipava!
   
    Itaipava é um bairro nobre da cidade de Petrópolis, localizada na região serrana no Rio de Janeiro. Reconhecida por suas belezas naturais e clima agradável, abriga uma bela montanha, com nada menos de 1.369 m de altitude.

        Em tupi-guarani, Itaipava quer dizer "pedra que chora", dando assim origem ao nome do local. Isso porque a referida Montanha possui um caminho d'água que escorre por uma das faces da rocha, em períodos de chuva. 



      É a 63ª pedra mais alta de Petrópolis. Seu principal atrativo é a vista panorâmica a partir do cume, podendo-se observar o centro de Itaipava, a Serra dos Órgãos e outras belas Montanhas da região, como a Maria Comprida e a Pedra do Cantagalo.
      
Vista panorâmica.
     A ascensão a esta montanha se dá através de caminhada com 2,5 km de extensão, considerada de nível leve. A trilha é íngreme no início, porém, ao alcançar o primeiro cume a caminhada se torna mais fácil e mais bonita, pois é feita pela crista da rocha.

     O topo da Pedra de Itaipava tem um espaço limitado, mas o camping é perfeitamente viável, com capacidade para aproximadamente 3 ou 4 barracas.

       De lá, a vista é privilegiada! A oeste, onde o Sol se põe, podemos avistar os bairros mais baixos da cidade, como Secretário, Pedro do Rio e Barra Mansa, bem como as cidades vizinhas Paty do Alferes e Miguel Pereira. A leste, onde nasce o Sol, é possível avistar, dentre outras montanhas, a imponente Pedra do Taquaril, com 1869 m de altitude.



Montanhas da Serra dos Órgãos ...


  Além disso, do topo da Pedra de Itaipava ficamos de frente com cordilheira do Parque Nacional Serra os Órgãos, contrastando com o cenário urbano logo abaixo que segue pelo profundo vale até o Centro da cidade.

    A formação rochosa é constituída de arenito. A Montanha conta com flora rica e exuberante, inclusive com espécie endêmica, ou seja, que só ocorre nessa região. A melhor época de observação é no mês de Setembro.

A bela crista que leva ao Cume!

Quando visitar Itaipava, não deixe de conhecer essa trilha e aproveitar para apreciar as belezas da Região Serrana! Se precisar de dicas e orientações, saiba como falar com gente, clicando aqui !