segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Travessia Cobiçado x Ventania

Vista do Cobiçado

 A travessia Cobiçado x Ventania é uma das trilhas mais bonitas da Região Serrana. É o segundo trecho dos Caminhos da Serra do Mar, a caminhada corta a crista das montanhas que dividem as cidades de Petrópolis e Magé.

 São 12 km de trilha e a parte mais exigente é a forte subida do Morro do Cobiçado, depois a trilha segue mais leve até o Pico dos Vândalos (1.742 m de altitude), ponto culminante da travessia. De lá podemos apreciar o visual de toda a Baía de Guanabara e da cidade Maravilhosa em contraste com as montanhas da Serra.


O destaque vai também para a flora da região, localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, rico em biodiversidade, durante a travessia é possível observar espécies de rara beleza, como as orquídeas e as amaryllis que, dependendo da época do ano, são vistas em abundância na trilha. Afinal, o PARNASO abriga a maior porção remanescente de Mata Atlântica preservada.



Agulha do Itacolomi e Pedra Mãe - Magé
 O terceiro cume, a pedra do Diabo, não é de passagem obrigatória. Normalmente, os caminhantes contornam a base da montanha. No entanto, o visual do topo é recompensador de onde se tem uma vista privilegiada da Agulha do Itacolomi.

Passamos ainda pelo morro do Tridente com uma bela vista para o vale do Caxambu e em seguida descemos para o Alto da Ventania. Avistar os Castelos do Açu, o Pico Grande de Magé e  a Alcobaça são também atrativos dessa trilha e fecham o último cenário da travessia.

Alto da Ventania
A descida é bem tranquila e retorna ao bairro do Caxambu, passando ainda por cachoeirinhas e plantações que são o destaque da região.

Nível: caminhada semi pesada
Tipo: Travessia
Desnível: 760 m
Altitude máxima: 1.742 m (Pico dos Vândalos)
Duração média: 7 horas

Ficou com vontade de conhecer essa trilha? Então, entre contato com a gente! E curta nossa página no Facebook para ficar por dentro dos nossos eventos!