quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Portais de Hércules - O mirante mais encantador do PARNASO



 
   No coração do Parque Nacional Serra dos Órgãos encontra-se o mais belo mirante do Parque. De lá, é possível contemplar toda a beleza e grandeza da Serra dos Órgãos, a cadeia de montanhas pontiagudas que deram nome ao Parque.

Os Portais de Hércules ficam a cerca de 2 km dos Castelos do Açu, em um pequeno desvio no caminho sentido Travessia Petrópolis-Teresópolis, a 1.900 m de altitude. O percurso é relativamente curto, ao deixar o Açu é preciso descer uma parede rochosa e subir o Morro do Marco. Na descida do morro do Marco segue-se a trilha a direita, paralela a cadeia de montanhas. 

O lugar é simplesmente um capricho natural, e, principalmente, geológico! Frente a frente com a majestosa Serra dos Órgãos, avistando paredões rochosos de aproximadamente 500 m de altura, seguida da Pedra do Garrafão, Agulha do Diabo, São João, Santo Antônio, Cabeça de Peixe, Dedo de Deus, Dedo de Nossa Senhora e Escalavrado. Abaixo, quase 300 metros de vale, um abismo colossal de onde emerge a Coroa do Frade, umas das montanhas mais bonitas do Parque, com 1.500 m de altitude.


A experiência de estar nesse lugar é quase indescritível, sensações e sentimentos "endêmicos" nascem através desse contato impactante com aquela paisagem, no mínimo, desafiadora. 

A energia que permeia o ambiente é facilmente perceptível e talvez esteja associada à idade avançada das rochas e à nascente de água cristalina que simplesmente cai em direção ao profundo vale. 

É curioso observar que o nome Serra dos Órgãos teve origem na influência religiosa e espírito catequizador dos colonizadores, que estiveram na região. Assim, as rochas pontiagudas em linha decrescente foi associada a imagem do órgão, instrumento musical utilizado nas igrejas no período Barroco. Seguindo a linha de raciocínio de uma "criatividade" religiosa temos então o Dedo de Deus, a Agulha do Diabo, o Dedo de Nossa Senhora, o Nariz da Freira, a Coroa do Frade,  a Verruga do Frade ...

Por tudo isso, os Portais de Hércules é o "deck" do PARNASO. O visual parece um privilégio dos Deuses, um lugar mágico que ainda cedeu espaço à Mitologia Grega.

Nível: caminhada semi-pesada
Desnível: 1.100 metros
Distância: 10 km (ida)
Duração média: 2 dias com 1 pernoite; ou 1 dia.
Altitude máxima: 2.232 metros (Cruzeiro)
Local: Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Petrópolis - RJ

Quer conhecer os Portais de Hércules? Então, entre em contato, clicando aqui! Curta também a nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas expedições de montanha!