quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Top 5 cachoeiras para conhecer em Petrópolis

A cidade imperial é destino certo de muitos viajantes e mochileiros em busca de lugares que unem natureza, história e gastronomia. O clima ameno da Serra e a fama de ser uma das cidades mais seguras do Estado atrai pessoas que querem experimentar um estilo de vida mais leve.

No verão, as cachoeiras são os principais atrativos da Serra e no post de hoje vamos mostrar as 5 melhores cachoeiras para conhecer em Petrópolis. Vem com gente conferir!


Cachoeira da Macumba


A Cachoeira da Macumba tem duas quedas de 35 metros de altura e é uma das mais bonitas da região. É rodeada por Mata Atlântica e suas águas cristalinas são convidativas para um banho relaxante. 

A área é zona de amortecimento do Parque Nacional Serra dos Órgãos e tem como função filtrar os impactos negativos que ocorrem ao redor da unidade de conservação.

Também é conhecida como Poço 13, já que fica localizada no km 13 da estrada que liga Itaipava a Teresópolis. Mas devido às oferendas religiosas que com frequência são deixadas no local, acabou ficando mais popular como Cachoeira da Macumba. O acesso é fácil, à margem da BR-495 por uma trilha de 90 metros e cerca de 5 minutos que leva ao paraíso.

Seguindo a trilha também é possível chegar ao topo da cachoeira que lembra bastante a "Janela do Céu" de Ibitipoca. Mas atenção! Esse é um local bastante escorregadio e perigoso, principalmente se o nível da água estiver alto. Todo cuidado é pouco!


Véu da Noiva


O Veú da Noiva é a cachoeira mais famosa de Petrópolis e fica na área no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no bairro Bonfim. Uma queda de 40 metros e um poço límpido de águas extremamente geladas que vêm do alto das Montanhas dão vida a um lugar encantador.


Véu da Noiva - Foto: Waldyr Neto


A entrada no Parque custa R$ 17 e a trilha considerada moderada que leva ao Véu da Noiva tem 3km de distância e cerca 1 hora e meia, passando por trechos de mata primitiva. É uma ótima opção para que quer iniciar a prática de caminhadas mais longas e exigentes. 

O roteiro permite ainda conhecer outras cachoeiras e poços que vão se formando ao longo do rio. A dica é começar a trilha bem cedo para evitar as chuvas de fim de tarde e preferencialmente em dias de semana se a ideia for pegar a cachoeira sem lotação. 


Poço Negro


Pra quem curte um bom lugar para nadar, o Poço Negro é um dos melhores de Petrópolis. A queda d'água é pequena mas o poço é enorme e bem profundo em algumas partes. É a cachoeira ideal para os amantes do slackline. Se tiver sorte quem sabe não encontra por lá a galera do Movimento Slack Serrano mandando ver nos treinos.

Poço Negro - Foto: Leonardo Andrade

O poço fica localizado no bairro Rocio que tem acesso pela BR-040 sentido Juiz de Fora. O caminho pode ser feito de carro, mas ainda assim já é possível admirar a mata que rodeia o bairro e sentir o clima mais fresco e agradável. É uma cachoeira bem movimentada até mesmo em dias de semana, devido ao acesso fácil. 

Mata Nova



Também conhecida como "cachoeira do escorrega", a Mata Nova fica localizada no bairro de Secretário, em um trecho de zona rural, a 5km da famosa Cachoeira da Rocinha. O formato do poço dá vida a um toboágua natural e garante diversão para toda a família.

Secretário é um dos bairros mais quentes de Petrópolis e a água não é tão gelada como nas opções anteriores.

Tem uma vista incrível para as Montanhas Maria Comprida e Monte de Milho e, além disso, seguindo o curso da água é possível conhecer outros belos poços que vão se formando. 

Não é raro encontrar alguns poucos nativos mais ousados surfando ondas de pedra! Não tente repetir!


Poço do Braz


É bem pouco conhecido na cidade e de difícil acesso. A trilha é exigente e bem fechada em alguns trechos. O poço de águas congelantes cercado pela mata revela um paraíso intocado. Fica localizado em Araras, região privilegiada por suas belas montanhas e por abrigar espécies raras e endêmicas.

Só é recomendado visitar o local acompanhado de alguém que tenha domínio do caminho e das condutas adequadas para não impactar a natureza. A área é protegida por leis ambientais e o acesso é controlado.

Poço do Braz - Foto: Leonardo Andrade


E, então, qual dessas cachoeiras em Petrópolis você já conhece ou gostaria de conhecer? Compartilhe com a gente, deixe seu comentário. 

Dicas do post:


- Não polua! Quando visitar paraísos como esse não esqueça de levar seu lixo e se puder recolha algum que você encontrar. A natureza agradece.

- Segurança em primeiro lugar! As atividades ao ar livre tem riscos inevitáveis e riscos evitáveis. Então, vamos evitar sempre que possível.

- Frequente cachoeiras preferencialmente na período da manhã. No verão, as chuvas são bem comuns a tarde. Esteja sempre atento aos sinais de chuva para evitar ser surpreendido por uma tromba d'água.